28/03/2025

Ecio Morais e Caio Bartine discutem os impactos da Reforma Tributária no varejo de joias na XVIII Ajorsul Business 2025

Desafios e oportunidades para o setor de joias diante da simplificação tributária

A Reforma Tributária e suas consequências para o varejo de joias foi o tema central da palestra de Ecio Morais e Caio Bartine, realizada na tarde de sexta-feira, 28 de março, no Espaço Ajorsul Palestras, durante a XVIII Ajorsul Business 2025. Foram discutidos temas como a substituição de impostos pelo IVA Dual, com CBS para a União e IBS para estados e municípios, além da tributação no destino e o pleno aproveitamento de crédito. Também foram detalhadas as fases de transição, incluindo a extinção do PIS e COFINS em 2027 e a redução escalonada das alíquotas de ICMS e ISS até 2032.

Ecio Morais salientou o quanto é complexo o sistema tributário atual, deixando clara a necessidade de melhorias.

“Sabemos que, no setor joalheiro, há muitas dúvidas sobre a multiplicidade de alíquotas do ICMS. No Nordeste, por exemplo, a taxa pode chegar a 25%, enquanto no Sul é de 12%, em São Paulo, 18%, e na Bahia, que já teve 4%, subiu para 25%. No Rio de Janeiro, a alíquota muda tanto que já nem sei mais qual é a atual. No último cálculo que fiz, nosso setor lidava com 18 alíquotas diferentes de ICMS. Para a indústria, vender para o Nordeste é um verdadeiro desafio – um caos absoluto”, afirmou.

Caio Bartine descreveu o difícil cenário econômico que as empresas enfrentam no Brasil, lembrando que 36% do PIB nacional é relativo a tributos e que as empresas gastam 2.600 horas de trabalho apenas para calcular e pagar os impostos devidos.

“A precificação é um grande desafio, pois os impostos são repassados ao preço final. Quando isso acontece, o produto ou serviço se torna mais caro e perde competitividade. Assim, acabamos concorrendo com indústrias de países como a China. Mas como competir com a China dentro da realidade de nossa indústria nacional?”, salientou.

Por fim, questões como a digitalização das operações, combate à informalidade e a necessidade de planejamento tributário estratégico foram enfatizadas como essenciais para a adaptação do setor joalheiro às novas regras.

A Ajorsul Business é promovida pela Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul) e pelo Sindióptica-RS.

Redação: Marcelo Matusiak

 


Legenda: Impactos da Reforma Tributária
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Impactos da Reforma Tributária
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Impactos da Reforma Tributária
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Impactos da Reforma Tributária
Créditos: Marcelo Matusiak