Dor nas juntas? Ação em Porto Alegre vai orientar população sobre doenças reumáticas
Campanha da Sociedade de Reumatologia do RS, com apoio da AMRIGS, acontece no Parque da Redenção
A campanha “Dor nas juntas? Junta tudo e vem para a Reumato!” vai oferecer atividades de conscientização, acolhimento e informações sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das doenças reumáticas. A ação está marcada para o dia 28 de setembro de 2025, domingo, às 9h, no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Promovida pela Sociedade de Reumatologia do Rio Grande do Sul, a iniciativa conta com apoio da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).
Profissionais da área estarão disponíveis para dialogar com a comunidade, esclarecer dúvidas e orientar sobre sinais de alerta que exigem atenção médica. Das 9h às 11h, o público poderá receber informações práticas sobre cuidados, prevenção e importância de buscar atendimento médico diante de dores persistentes nas articulações.
A presidente da Sociedade de Reumatologia do Rio Grande do Sul, Dra. Penélope Palominos, salienta que a dor articular, muscular ou na coluna não deve ser ignorada. Muitas vezes, sintomas persistentes podem indicar algo além de um simples esforço físico ou de um mal jeito.
“É fundamental que a população saiba que o reumatologista deve ser o primeiro médico procurado em caso de manifestações musculoesqueléticas, como dores nas articulações, na coluna ou nos músculos. Nem sempre esses sintomas estão relacionados à sobrecarga ou esforço repetitivo. Em muitos casos, podem ser sinais de uma doença autoimune. O quanto antes conseguirmos diagnosticar e tratar, maior é a chance de evitar deformidades ou danos permanentes. Além disso, é importante lembrar que o reumatologista pode avaliar inclusive dores de coluna, orientando de forma adequada se há necessidade de encaminhar o paciente para outro especialista”, explicou
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), as doenças reumáticas afetam cerca de 15 milhões de brasileiros, representando um dos principais motivos de afastamento do trabalho no país. Estima-se que mais de 120 tipos diferentes de doenças compõem esse grupo, incluindo artrite reumatoide, lúpus, artrose e espondiloartrites.
Redação: Marcelo Matusiak