Do equilíbrio emocional ao PIB: o transporte no divã do Congresso TranspoSul
Especialistas revelaram que saúde mental, sustentabilidade e gestão fiscal são tão estratégicos quanto tecnologia para manter o setor competitivo
O Congresso da TranspoSul iniciou o terceiro dia de programação com um debate sobre saúde mental como estratégia no ambiente corporativo. A palestra da psicóloga e terapeuta Cristiane Flôres Bortoncello reforçou a importância de cultivar equilíbrio emocional em cenários de pressão.
“Com mais efetividade, conseguimos fortalecer vínculos, encerrar relações tóxicas, lidar com conflitos, pedir de maneira adequada e dizer ‘não’ quando necessário”, afirmou.
Ela destacou que a forma de se comunicar e se posicionar interfere diretamente na credibilidade profissional.
“A confiança que transmitimos está no tom de voz, na postura, no olhar. Autenticidade é fundamental, mas postura é o que sustenta respeito”, pontuou.
O encontro mostrou como o bem-estar psicológico está conectado à produtividade e à sustentabilidade das empresas. Ao trazer o tema para o palco, a TranspoSul evidenciou que inovação no setor também passa pela valorização de aspectos humanos que influenciam o dia a dia dos trabalhadores.
Na sequência, a Trashin apresentou cases de inovação em economia circular, logística reversa e gestão sustentável de resíduos. O CEO da cleantech, Serginho Finger, conduziu o painel com especialistas convidados, promovendo a troca de experiências sobre práticas ambientais no setor.
No painel, diferentes experiências mostraram como a sustentabilidade já é um pilar estratégico para o setor. Jéssica Petry, da Innova, apresentou o Ecopass — poliestireno com reciclado pós-consumo, desenvolvido em parceria com a FAS e a cooperativa de catadoras Askarman — como exemplo de inovação em materiais. Bruno Luz Martins, da Lojas Renner, reforçou que empresas sustentáveis também são as mais valorizadas no mercado, defendendo processos de teste e validação antes da escala. Já João Victor Fontes, da TF Resíduos, destacou a aplicação prática da economia circular, com soluções que transformam madeira, agregados e produtos industriais em novas possibilidades para diversos setores.
As discussões mostraram sintonia com a campanha “Tudo Gira Sobre Rodas”, do SETCERGS, reforçando que a competitividade do transporte passa não apenas por inovação e tecnologia, mas também por leitura atenta do ambiente econômico.
Na sequência, a economista Patrícia Palermo trouxe uma análise clara sobre a conexão entre economia e transporte. Ela destacou que o setor é um reflexo imediato das oscilações macroeconômicas.
“O transporte reflete de forma imediata o que acontece na economia: quando há incerteza, investimentos e crescimento desaceleram, e o setor sente rapidamente. Da mesma forma, momentos de estabilidade e confiança promovem reação rápida e oportunidades”, afirmou.
Segundo Patrícia, acompanhar o cenário macroeconômico é uma ferramenta essencial de gestão estratégica.
“Planejar, reduzir riscos e garantir que o setor continue girando de forma eficiente depende de compreender os movimentos da economia”, declarou.
Encerrando o dia, o ex-governador Germano Rigotto debateu os reflexos da política e da economia sobre o transporte. Ele apontou entraves que limitam investimentos e afetam a competitividade nacional.
“Para o Brasil crescer de forma sustentável, precisaríamos de um PIB anual de pelo menos 4%, como China e Índia. Porém, dificuldades estruturais e juros elevados — hoje em 15% ao ano — freiam investimentos e elevam o custo do crédito”, afirmou. Segundo ele, o impacto atinge diretamente a logística e a competitividade. “Gastamos cerca de 600 milhões por ano apenas para rolar dívidas, recursos que fariam falta em educação, saúde e infraestrutura”, completou.
A palestra reforçou a necessidade de responsabilidade fiscal e planejamento estratégico, em sintonia com o pilar de gestão da TranspoSul, fundamental para enfrentar crises e manter o transporte como motor da economia.
Ao longo do dia, os debates mostraram que a competitividade do transporte vai além da tecnologia: envolve saúde das pessoas, responsabilidade ambiental e gestão fiscal sólida. Essa visão integrada conecta diretamente aos pilares da TranspoSul, consolidando o Congresso como um espaço estratégico para líderes do setor que buscam se preparar para os desafios e oportunidades do futuro da logística.
A 24ª TranspoSul é uma realização do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS). Patrocinadores Masters: Dipesul Volvo, Iveco, Mercedes-Benz, Volkswagen Caminhões e Ônibus, DAF Eldorado Caminhões e Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Patrocinador Premium: Grupo Vamos. Patrocinador Plus: Veloe Go. Apoiador do Congresso: Transpocred. Para mais informações acesse https://transposul.com/
Redação: Marcelo Matusiak