Dica do Pediatra: Alergias da primavera
As alergias da primavera apresentam alguns sintomas comuns e bastante frequentes, tais como espirros, coriza e congestão nasal, tosse, olhos vermelhos e lacrimejando, coceira nos olhos e nariz; dificuldade de respirar e ainda crises de asma. Manter a casa limpa, sem acúmulo de poeira e ventilar os ambientes são ações simples que ajudam a prevenir crises alérgicas. Cuide do bem-estar respiratório dos pequenos!
Como proceder em casos de alergia:
É importante procurar um médico especialista que irá pesquisar as causas de alergia e recomendar os remédios mais adequados para controlar a doença.
Dicas para uma casa saudável:
- ventilação: manter janelas abertas durante o dia: não tenha receio: vento não faz mal!
- móveis: o mobiliário deve ser simples, com bordas lisas e de fácil limpeza;
- limpeza: deve ser feita diariamente, com água, sabão e produtos de limpeza adequados. Evitar produtos com odor ativo, como os derivados de amoníaco. Evitar usar vassouras e espanadores bem como aspiradores que não tenham filtros para reter partículas bem pequenas;
- colchões e travesseiros: trocar travesseiros uma vez por ano; preferir modelos com espuma inteiriça. Evite penas ou flocos. Encapar colchões e travesseiros com capas especiais contra ácaros; trocar as roupas de cama semanalmente.
Fonte: Ministério da Saúde
#alergiasinfantis #pediatria