26/08/2024

Debate mostra exemplos de liderança feminina e desafios da busca pela equidade no segmento de transporte e logística

Evento online abordou desafios e conquistas de mulheres em cargos de liderança no Transporte Rodoviário de Cargas e Logística

No dia 21/08, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS), em conjunto com o Movimento Vez e Voz, realizou a live “Iniciativas que Inspiram: Jornada para a Liderança Feminina”, transmitida pelo canal Vez e Voz no YouTube. Moderado por Michele Souza, coordenadora de Gestão do SETCERGS e vice-coordenadora do movimento Vez e Voz, o debate contou com a participação de três convidadas que compartilharam histórias inspiradoras: Olga Mendes, da Patrus Transportes; Jéssica Lopes, da Trans Real; e Mirian Silva, da Ouro Negro Transportes. 
 
Olga Mendes destacou o empenho das mulheres no aprendizado e mencionou os projetos de formação e capacitação implementados pela Patrus Transportes.
 
“A mulher demonstra um desejo maior e dedicação, especialmente para o aprendizado. Nossos desafios continuam significativos. Estamos comprometidos em aumentar a presença feminina em cargos de liderança, e temos certeza de que estamos plantando as sementes para o futuro”, afirmou.
 
Jéssica Lopes, da Trans Real, relatou as dificuldades enfrentadas ao assumir uma posição de liderança em uma empresa onde, inicialmente, não havia mulheres nessas funções.
 
“Assumi uma função de liderança em um ambiente onde não havia mulheres em cargos similares. Além de ser a primeira, a maioria dos colaboradores era composta por homens, tanto motoristas quanto profissionais em áreas administrativas”, compartilhou Jéssica.
 
Mirian Silva, da Ouro Negro Transportes, falou sobre o impacto positivo da presença feminina na gestão e a necessidade de mudar a cultura do mercado de trabalho.
 
“Ter uma mulher na liderança faz toda a diferença. As mulheres possuem competências tanto técnicas quanto comportamentais para ocupar essas posições. É crucial transformar uma cultura que ainda exige que a mulher prove sua capacidade para essas funções”, ressaltou Mirian.
 
O evento proporcionou um espaço para reflexões sobre a importância do engajamento das transportadoras no movimento Vez e Voz, promovendo a equidade de gênero e a valorização da liderança feminina no TRCL. Michele Souza encerrou o debate destacando a relevância de ouvir essas histórias inspiradoras.
 
“Foi enriquecedor e um excelente exemplo da importância das transportadoras estarem engajadas no movimento Vez e Voz”, concluiu.
 
Redação: Marcelo Matusiak
 

Legenda:
Créditos: