Óculos grandes e cores neutras: tendências que chegam diretamente de Milão
Novidades apresentadas na MIDO 2024 na Itália foram apresentadas em evento na sede da Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul)
O MIDO | Milano Eyewear Show é reconhecido como o maior evento comercial do mundo para o segmento, reunindo mais de 1.200 expositores de 50 países e visitantes de 160 nações. O evento reúne desde grandes multinacionais até pequenas empresas inovadoras e designers emergentes. A experiência no encontro, que foi realizado no início de fevereiro de 2024, foi compartilhada pela presidente da Ajorsul, Andrea Rocho Neumann, no evento Conecta Ajorsul, realizado na noite desta terça-feira (12/03).
“Uma das características que mais chamou a atenção no evento internacional, foi a presença marcante dos maxi óculos, estruturas grandes. Hoje, a gente talvez ache estranho, mas eles estão dominando o mercado. São óculos grandes e cores claras, além de translúcidos e muitos com lentes cosméticas”, descreveu.
As linhas geométricas nas armações foram outra marca presente com frequência, especialmente hexagonal. Outra característica citada durante a palestra é o uso de apenas uma letra, geralmente a inicial do próprio nome, nas peças.
“É uma das modas muito fortes na Europa. É uma maneira de diferenciar e customizar o acessório e vem sendo aplicada de diferentes formas em tudo que é tipo de acessório, completou Andrea.
O empresário, Eduardo Machado, falou sobre as tecnologias que chamaram a atenção no evento.
“A tecnologia em óptica mudou muito. Produção de lentes totalmente robotizadas e automatizadas são uma realidade. A interferência humana é mínima, mas é uma realidade industrial. No Brasil, já existe essa estrutura, mas não é uma realidade frequente nas linhas de produção”, disse.
O MIDO 2024, contou com 7 pavilhões e 8 áreas de exposição, destacando-se todo o setor: das lentes à maquinaria, das armações aos estojos, dos materiais às tecnologias, dos móveis aos componentes. Durante o bate papo, os palestrantes também ressaltaram a intensa comunicação, tanto tradicional quanto digital, além dos elementos altamente criativos tanto em estandes como em áreas de interatividade para o público visitante.