COMJOVEM Porto Alegre inicia formação voltada à liderança e gestão de pessoas no transporte na sede do SETCERGS
Primeira turma do Programa de Desenvolvimento de Gestores debateu tecnologia, relação com motoristas e desafios do setor
A COMJOVEM Porto Alegre deu início, na noite desta sexta-feira (18/07), à primeira turma do Programa de Desenvolvimento de Gestores de Transportes – Gestão de Pessoas e Lideranças, na sede do SETCERGS. O curso foi ministrado pelo psicólogo Gabriel Kichel, da Fabet, instituição parceira da iniciativa, e abordou temas específicos do setor, como a seleção de motoristas, metas de crescimento e satisfação pessoal dentro das empresas.
Durante a formação, os participantes compartilharam seus objetivos no curso e discutiram temas centrais da gestão de pessoas, como o engajamento dos profissionais, o uso da tecnologia nas rotinas operacionais e os desafios da sucessão entre gerações.
“Existe uma cultura de confronto entre empresa e colaborador, mas o ideal é construir juntos”, destacou Kichel.
O grupo também abordou a busca por motoristas qualificados no mercado de trabalho e a importância de manter um bom relacionamento dentro da empresa para garantir a permanência dos colaboradores.
“Precisamos de um profissional bom e que entregue o que a empresa precisa. Profissional bom é o profissional competente”, explicou Kichel.
Durante os debates, os presentes trocaram ideias sobre métodos e alternativas para lidar da melhor maneira possível com os funcionários no dia a dia e compartilharam experiências que cada um tem em seus trabalhos.
“A jornada do colaborador dentro da empresa é composta por vários processos que bem administrados podem resultar em sucesso para ambas as partes”, acrescentou o psicólogo.
Responsável por abrir a formação, o coordenador da COMJOVEM Porto Alegre, Gustavo Kras, destacou que momentos como este mostram o quanto o setor precisa e pode evoluir, investindo nas lideranças que farão a diferença. No sábado, a formação seguiu com discussões sobre reconhecimento e engajamento das equipes no setor do transporte de cargas.
Redação: Vítor Figueiró e Marcelo Matusiak