23/07/2024

Com presença da AMRIGS, Sociedade Gaúcha de Infectologia lança livro

Obra aborda a evolução das doenças infectocontagiosas e o papel da Medicina na sua erradicação

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) esteve presente no lançamento do livro “Infectologia no Rio Grande do Sul: A história através dos tempos”, realizado nesta terça-feira (23/07) no Anfiteatro Heitor Masson Cirne Lima, prédio 3 da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A cerimônia contou com a participação do membro do Conselho de Representantes da AMRIGS, Dr. Mauro Sparta, representando a entidade, que destacou a importância da obra para a comunidade médica e científica.

Esta publicação é um marco importante, que nos permite entender melhor as batalhas travadas contra as doenças infecciosas e como essas experiências moldaram nossa prática médica atual”, afirmou.

Organizado pelo historiador Éder da Silveira, em parceria com o infectologista Alessandro Pasqualotto, ambos professores da UFCSPA, o livro oferece uma análise multidisciplinar sobre a luta contra doenças infectocontagiosas no estado.

“Esse livro foi organizado a partir de 2022, quando a Sociedade Gaúcha de Infectologia completou 40 anos de existência. Naquela época, tínhamos muitos motivos para comemorar: a COVID-19 estava controlada, com uma campanha de vacinação em andamento e ótima aceitação da população. Durante a pandemia, a SGI desempenhou um papel crucial na divulgação de informações e na promoção da importância da vacina, com uma presença significativa na mídia. Percebemos que era o momento ideal para contar a história da infectologia no Rio Grande do Sul”, descreveu Éder.

A produção aborda desde as primeiras doenças infectocontagiosas, como varíola, hanseníase e tuberculose, até os desafios atuais da área.

“Analisamos as três maiores crises sanitárias do século 21 no estado: gripe A, COVID-19 e enchentes. Investimos fortemente em capítulos que tratam da pandemia e da atuação durante as cheias, abordando questões como o combate à leptospirose e as implicações das catástrofes climáticas na saúde pública”, completou o historiador.

A iniciativa contou com apoio da Editora da UFCSPA. Com mais de 300 páginas, o livro reúne contribuições de especialistas de diversas áreas, incluindo antropologia, Medicina, filosofia e história. 

“Estamos muito felizes em celebrar com todos esse momento. Não é uma obra só médica. Há também um olhar de filósofos e historiadores”,descreveu Alessandro Paqualotto. 

A distribuição é feita de forma dirigida e pode ser acessada na íntegra de forma digital e gratuita na página da editora da UFCSPA.

Redação: Marcelo Matusiak
 
Link para download
 
 

Legenda: Mauro Sparta, Alessandro Paqualotto e Éder da Silveira
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Alessandro Paqualotto
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Livro
Créditos: Marcelo Matusiak