Cine Curta POA tem estreia oficial na Casa de Cultura Mario Quintana
Festival dedicado ao cinema brasileiro iniciou com solenidade que reuniu organizadores, artistas e público em Porto Alegre
O Cine Curta POA marcou sua estreia oficial nesta quinta-feira (25), com uma solenidade realizada no Auditório Luiz Cosme, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. O evento deu início a uma programação de quatro dias dedicada ao cinema brasileiro e contou com a presença do produtor cultural e idealizador do festival, Felipe Gomes, da diretora-executiva Roberta Stefani e do ator e diretor Pedro Urizzi, representante do filme Meu Amigo Pinguim e integrante do júri de avaliação final dos filmes selecionados.O produtor cultural Felipe Gomes destacou que a abertura simbolizou um marco.
“A solenidade foi a maneira de oficializarmos a importância deste festival para a cultura local e nacional”, afirmou.
A diretora-executiva Roberta Stefani também enfatizou o caráter da estreia.
“Estamos muito felizes com a presença de todos, todas e todes e com a oportunidade de mostrar a diversidade e a qualidade das produções que selecionamos”, ressaltou.
A cerimônia celebrou o lançamento da primeira edição do festival, que tem expectativa de atrair mais de duas mil pessoas até o encerramento, no domingo (28). O Cine Curta POA se destaca por democratizar o acesso à cultura e valorizar novos talentos do audiovisual nacional.
O ator e diretor Pedro Urizzi reforçou o papel do evento como espaço de aproximação.
“O festival oferece a oportunidade de vivenciar a cidade e de estabelecer contato com ela. Para quem vem de fora, como eu, de São Paulo, essa é também a chance de habitar uma nova cidade sob a ótica do cinema e do encontro. Considero essa experiência notável, uma das mais belas que um festival pode proporcionar”, declarou.
O francês Michael Kornblum, ator, diretor e roteirista do filme Goteira, elogiou o festival pela valorização do cinema local.
“É muito interessante conhecer o cinema local. Percebo grande potencial, pois já tive contato com algumas produções antes de vir, e acho muito positivo um festival que valorize e promova o cinema gaúcho no Brasil”, disse.
Premiações: uma celebração à criação nacional
Uma das atrações mais aguardadas do Cine Curta POA será a premiação dos melhores filmes nacionais. As produções serão avaliadas por um júri especializado e pelo próprio público, concorrendo em diversas categorias. Os vencedores receberão troféus e, em algumas modalidades, prêmios que visam incentivar a continuidade da produção audiovisual independente e profissional no país.
O projeto é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, com apoio do Instituto Estadual de Cinema do RS (Iecine), do Pró-Cultura RS e da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, e conta com a realização da Striker Produtora. A programação completa e outras informações sobre o evento podem ser consultadas no site oficial e nas redes sociais do festival.
Redação: Juliana Neves e Marcelo Matusiak