23/07/2024
Carta de Porto Alegre destaca os riscos do uso indiscriminado de anabolizantes para fins estéticos
Sociedade Brasileira de Dermatologia- Secção RS alerta sobre os perigos dos Esteroides Anabolizantes
A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) assinou, com outras 15 entidades, a Carta de Porto Alegre, alertando sobre os graves riscos do uso de esteroides anabolizantes e similares para fins estéticos e de performance. A carta, que reúne conselhos profissionais, hospitais, associações e sociedades de especialidades, destaca a urgência de abordar este problema de saúde pública.
O uso abusivo de esteroides anabolizantes tem causado sérios riscos à saúde da população, como problemas cardiovasculares, psiquiátricos, hepáticos e até morte. O texto ressalta que esteroides anabolizantes, quando utilizados para ganho de performance ou estética, em doses, combinações e vias de administração inadequadas, podem causar danos significativos à saúde.
O Fórum “Esteroides Anabolizantes: Um problema de saúde pública”, promovido pelo Cremers, o Fórum contou com apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM/RS), Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Serviço de Endocrinologia do HCPA, Faculdade de Medicina da UFRGS e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Discutiu amplamente o uso indiscriminado dessas substâncias, resultando na redação da Carta de Porto Alegre.
As seguintes entidades foram signatárias da carta, incluindo o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS), Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (AP-RS), Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul (OAB/RS), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED) e Santa Casa de Porto Alegre, e se comprometeram a continuar a campanha de conscientização sobre os perigos do uso de anabolizantes.
Redação: Marcelo Matusiak