Capacitação médica e inovação marcam participação da AMRIGS no 34º Congresso do COSEMS/RS
De 6 a 8 de agosto, a cidade de Gramado sediou o 34º Congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS)
Com o tema “SUS que Cuida, Gestão que Reconstrói: Novos Caminhos para um Rio Grande que refloresce!”, a edição homenageou a força dos territórios, a resiliência dos gestores municipais e a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) em contextos de crise.
Prevista inicialmente para 2024, a realização do evento foi adiada devido às enchentes que atingiram o estado no ano passado.
A cerimônia de abertura, que ocorreu na quarta-feira (06/08), reuniu importantes lideranças, entre elas o presidente do COSEMS/RS e secretário municipal de Saúde de Gravataí, Régis Fonseca; o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, representando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, Cristian Morales Fuhrimann; o presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Hisham Hamida; o vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Diogo Demarchi; a secretária estadual de Saúde do RS, Arita Bergmann; o presidente do Tribunal de Contas do RS, Marcos Peixoto; a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Inara Ruas; e o prefeito de Gramado, Nestor Tissot.
“Esses momentos são de suma importância para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Não estamos aqui apenas para aprender as políticas públicas, mas também para propor”, destacou Régis Fonseca.
Em relação ao período pós-enchentes, ressaltou:
“Não estamos apenas em espírito de recuperação, mas também de avançar cada vez mais”.
O secretário Felipe Proenço reforçou o papel da inovação e da integração entre as estruturas públicas e privadas para melhorar o atendimento à população.
“Buscamos apresentar inovações que visem aproveitar ao máximo essas instalações, para responder à necessidade tão grande da população, que é diminuir o tempo de espera”, afirmou.
A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), uma das patrocinadoras oficiais do congresso, esteve presente com um estande, apresentando os cursos do seu Centro de Simulação e Treinamento, a Prova AMB/AMRIGS de Residência Médica e o Prêmio AMRIGS de Melhores Práticas na Medicina 2025.
Durante o evento, a entidade destacou sua atuação em capacitação e formação médica de qualidade, além da valorização e reconhecimento de projetos inovadores na área da saúde.
O presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr., enfatizou a importância da presença da instituição no encontro.
“O Congresso do COSEMS/RS é um espaço estratégico para o diálogo e a construção de soluções conjuntas que impactam diretamente a saúde dos gaúchos. A AMRIGS participa com o compromisso de contribuir para uma formação médica de excelência e para incentivar iniciativas inovadoras que tragam benefícios concretos para a população”.
Ao final do congresso, será elaborada uma carta-proposta, sintetizando os principais debates e encaminhamentos discutidos nos painéis e mesas-redondas.
Redação: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS