02/04/2025

Campanha "Tempo é vida - doe órgãos, salve vidas!" do Hospital Sapiranga Incentiva Doação de Órgãos

CIHDOTT do Hospital Sapiranga reforça a importância de registrar a decisão de ser doador de órgãos

O Hospital Sapiranga lança sua campanha de doação de órgãos com o tema para 2025, "Tempo é vida - doe órgãos, salve vidas!", visando conscientizar a população sobre a importância de se tornar um doador. A iniciativa, que envolve a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), destaca a necessidade de esclarecimento sobre o processo de doação, especialmente quando se trata das decisões difíceis que os familiares enfrentam após o diagnóstico de morte encefálica.
 
O médico da UTI Adulto do Hospital Sapiranga, Dr. Pedro Lima, enfatiza que, embora o Brasil possua um dos maiores programas públicos de transplantes de órgãos do mundo, ainda existem muitas dúvidas sobre a decisão de ser um doador.
 
“O desafio começa muito antes de a doação ser considerada, no momento do diagnóstico de morte encefálica. Somente após esse evento é que a equipe inicia a entrevista com a família para entender sua vontade sobre a doação de órgãos”, explica Dr. Pedro Lima.
 
Ele ainda ressalta a importância de registrar, em vida, a decisão de ser doador.
 
“Isso facilita muito a decisão dos familiares em um momento de luto e torna a situação menos angustiante para todos. Trabalhamos para ampliar a compreensão sobre o processo e mostrar que a doação de órgãos é uma chance de vida para quem já passou por inúmeros tratamentos e está em uma luta contra o tempo”, afirma.
 
O Hospital Sapiranga, por meio da CIHDOTT, também destaca a necessidade de uma maior compreensão sobre o diagnóstico de morte encefálica e a impossibilidade de reversão do quadro, o que pode reduzir o impacto das recusas familiares e salvar vidas.
 
A campanha reforça a importância de discutir a doação de órgãos com a família enquanto ainda é possível, para que, em momentos de dor, as decisões sejam mais claras e conscientes.
 
Redação: Marcelo Matusiak
 

Legenda:
Créditos: