Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele atende mais de mil pessoas em cinco municípios gaúchos
Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) promoveu ação de conscientização ao longo do sábado (07/12)
A Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele mobilizou equipes médicas e voluntários para atender mais de mil pessoas em cinco municípios do Rio Grande do Sul. Promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS), a iniciativa aconteceu das 9h às 15h em Porto Alegre mo Posto de Saúde do IAPI, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Uruguaiana.
O objetivo principal foi conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de pele e realizar avaliações gratuitas para identificar possíveis casos da doença. Os pacientes com lesões suspeitas serão encaminhados para o sistema de saúde municipal, garantindo o acompanhamento adequado, incluindo exames complementares e procedimentos como biópsias ou remoções cirúrgicas, se necessário.
O coordenador da Campanha Dezembro Laranja no Rio Grande do Sul, Dr. Fabiano Siviero Pacheco, destacou a importância de cuidados contínuos.
“É fundamental lembrar que a prevenção ao câncer de pele não se limita ao uso de protetor solar, mas também inclui roupas adequadas, chapéus, óculos escuros, busca por sombra e guarda-sóis. O câncer de pele é o mais frequente no Brasil, e o cuidado com a exposição solar deve ser um hábito diário, durante todo o ano, e não apenas no verão”, afirmou o dermatologista.
Casos como o de Marlene Oliveira, moradora de Viamão, reforçam a relevância da campanha. Orientada por seu médico, Marlene buscou atendimento após notar o crescimento de uma mancha no rosto.
“Eu já tenho problemas de saúde e faço acompanhamento regular. Quando percebi que a mancha não melhorava, o médico do posto de saúde da Restinga recomendou que eu viesse aqui para investigar”, explicou.
Já Vitório Raphaele Bujes, agricultor de Sertão Santana, viu na campanha uma oportunidade de prevenir problemas relacionados à exposição solar em sua rotina de trabalho.
“Eu trabalho na lavoura e sei que não consigo me proteger do sol como deveria. Quando minha esposa viu sobre a campanha na internet, decidimos aproveitar para fazer um check-up. É sempre bom prevenir”, comentou.
Somente em Porto Alegre, no Ambulatório de Especialidades IAPI (Porto Alegre), a ação contou com a participação de mais de 50 voluntários, entre médicos e residentes. Também foram realizados atendimentos em outros quatro pontos: Centro Clínico da Universidade de Caxias do Sul, Centro de Especialidades de Pelotas, Ambulatório do Centro de Oncologia Integrado do Hospital Ana Nery (Santa Cruz do Sul) e Policlínica Municipal de Uruguaiana.
A SBD-RS reforça a importância de procurar um médico dermatologista em casos de suspeita de câncer de pele. Para verificar se um profissional é habilitado, acesse o site oficial da entidade: www.sbdrs.org.br.
Redação: Marcelo Matusiak