12/12/2024

Cadastro de doadores de medula óssea mobiliza voluntários em Porto Alegre em ação na AMRIGS

Iniciativa integra a Semana de Mobilização Nacional, com apoio da AMRIGS e parceiros, e busca conscientizar sobre a importância do transplante

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) promoveu uma mobilização especial nesta quinta-feira, 12 de dezembro, em Porto Alegre, para ampliar o cadastro de doadores de medula óssea. A ação, promovida em parceria com o Instituto Pietro, com a Secretaria Estadual da Saúde e com o Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs), envolveu a realização de coletas dentro do ônibus do Hemocentro, no estacionamento da AMRIGS. A iniciativa faz parte da Semana de Mobilização Nacional pela causa, para conscientizar a população sobre a doação de medula óssea, destacando sua relevância para salvar vidas de pacientes que necessitam de transplantes devido a doenças graves, como leucemias e linfomas.
 
“Cada novo doador pode ser a esperança de vida para alguém em tratamento”, declarou o presidente do Instituto Pietro, Beto Albuquerque, ao enfatizar a importância de aumentar o número de cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). A entidade foi criada em homenagem ao filho do advogado, que faleceu em 2009, aos 19 anos, vítima de leucemia mieloide aguda.
 
No Brasil, são registrados cerca de 12 mil a 13 mil novos casos anuais de doenças graves tratáveis com transplante de medula óssea. A compatibilidade entre doador e receptor é extremamente rara, sendo essencial ampliar o cadastro e informar a população sobre o tema.
 
“Apoiaremos qualquer ação que incentive a doação, mas especialmente esta causa, que está sendo lembrada nesta semana, é fundamental. Estamos aqui para reforçar o convite às pessoas de 18 a 35 anos para realizarem o cadastro e contribuírem para salvar vidas. Nosso objetivo é aumentar o número de possíveis voluntários, elevando as chances de encontrar compatibilidade para aqueles que tanto necessitam”, afirmou o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.
 
A diretora do Hemorgs, Kátia Brodt, intensificou a importância dessas ações e destacou os esforços conjuntos.
 
“Trabalhamos em duas frentes essenciais: promover a doação de sangue e incentivar o cadastro de doadores de medula óssea. A doação de sangue salva até quatro vidas e o cadastro de medula oferece esperança a quem enfrenta doenças graves. Nossa mensagem é clara: participem e façam a diferença”, afirmou.
 
O servidor público Thales Gomila de Araújo Silva participou voluntariamente da ação e relatou sua motivação para ajudar.
 
“Quando vi essa oportunidade, decidi contribuir. Espero que minha iniciativa motive outras pessoas, porque quanto mais voluntários se cadastrarem, maiores serão as chances de salvar vidas”, disse.
 
A diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, Vânia Frantz, enfatizou o papel estratégico da atenção primária na conscientização sobre a doação de sangue e o cadastro de medula óssea, pontuando a relevância da abrangência do SUS para promover essas ações junto à comunidade.
 
“A Atenção Primária é o serviço do SUS com maior capilaridade, estando presente em todas as comunidades e locais. Orientamos nossos trabalhadores e gestores locais a conscientizarem os usuários sobre a importância da doação de sangue e do cadastro para doação de medula óssea”, declarou.
 
Para mais informações sobre como se cadastrar no Redome, acesse https://redome.inca.gov.br/  Já para doar sangue, consulte o site oficial do Hemocentro do Rio Grande do Sul em https://saude.rs.gov.br/hemocentro-do-estado-do-rio-grande-do-sul  
 
Redação: Marcelo Matusiak 
 

Legenda: Mobilização por possíveis doadores
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Mobilização por possíveis doadores
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Mobilização por possíveis doadores
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Mobilização por possíveis doadores
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Mobilização por possíveis doadores
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Mobilização por possíveis doadores
Créditos: Ana Carolina Lopes
Legenda: Mobilização por possíveis doadores
Créditos: Ana Carolina Lopes