Avanços em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista ampliam fronteiras do tratamento cardiovascular
Fórum de Hemodinâmica do Congresso SOCERGS 2025 teve foco em novas tecnologias diagnósticas e terapêuticas minimamente invasivas
A Hemodinâmica e a Cardiologia Intervencionista estiveram em destaque no primeiro dia do Congresso SOCERGS, realizado no Centro de Eventos Wish Serrano, em Gramado (RS). A atividade, promovida pelo Departamento de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista da SOCERGS, abordou o uso de tecnologias de imagem avançadas, novas técnicas percutâneas e estratégias diagnósticas que estão transformando o cuidado cardiovascular em todo o mundo.
O módulo “Métodos Diagnósticos no Laboratório de Hemodinâmica e Terapêutica em Mitral” trouxe apresentações sobre a avaliação da microcirculação, com Dra. Denise Machado de Oliveira Pellegrini, e o comparativo “OCT versus IVUS: quando utilizar cada um deles”, conduzido por Dr. André Luiz Langer Manica. Em seguida, Dr. Felipe Homem Valle abordou os avanços nos procedimentos percutâneos em válvula mitral, um dos campos mais inovadores da cardiologia intervencionista atual.
A mesa-redonda sobre Métodos Diagnósticos, moderada pelos Drs. João Pedro da Rosa Barbato e Miriana Basso Gomes, discutiu técnicas complementares fundamentais para diagnóstico de precisão. Entre os destaques, a Dra. Ângela Barreto Santiago Santos abordou o uso do ecocardiograma com parâmetros adicionais como strain, 3D e contraste, enquanto Dra. Caroline Gregoletto Molinari destacou critérios para escolha entre testes anatômicos e funcionais na dor torácica. A sessão também contou com explanações sobre AngioTC coronariana, ressonância magnética cardíaca e avaliação da microcirculação por medicina nuclear.
Encerrando a programação, o módulo CHIP-PCI, moderado pelo Dr. Gilberto Heineck, reuniu especialistas em casos complexos de angioplastia coronariana. Dr. Eduardo Santos da Silveira discutiu a importância da intervenção em lesões crônicas oclusivas (CTO PCI), enquanto Dra. Julia Cristina Kurtz Teixeira apresentou os avanços no uso dos balões farmacológicos. O Dr. Rodrigo Vugman Wainstein trouxe à pauta o suporte circulatório em lesões de tronco coronariano esquerdo (TCE), destacando os critérios que orientam o uso desses dispositivos de alta complexidade.
Serviço
Congresso SOCERGS 2025
16 a 18 de Outubro
Centro de Eventos Wish Serrano Gramado
Realização: Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul
https://www.socergs.org.br/congresso2025/
Redação: Marcelo Matusiak
 
								 
								 
								