Avanços científicos e inovação em debate no Congresso SOCERGS 2025
Gramado recebe, de 16 a 18 de outubro, o maior encontro da cardiologia gaúcha com foco em atualização, integração e ciência de alto nível
O XXX Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS) acontece de 16 a 18 de outubro de 2025, no Centro de Eventos Wish Serrano, em Gramado (RS), reunindo mais de 1.200 participantes e uma programação científica marcada pela diversidade e profundidade dos temas. O evento é um dos mais tradicionais e respeitados encontros da cardiologia brasileira, e tem como propósito promover atualização científica, integração entre especialidades e fortalecimento da prática clínica baseada em evidências.
Com mais de 300 palestrantes nacionais e cinco convidados internacionais, o Congresso SOCERGS 2025 será um espaço para discutir os principais avanços da cardiologia contemporânea. Entre os destaques internacionais estão o Dr. Robert Patrick Giugliano (Estados Unidos), que fará a Palestra Magna sobre as perspectivas no tratamento da dislipidemia; o Dr. Rhanderson Cardoso (Estados Unidos), especialista em imagem cardiovascular, que abordará o papel da AngioTC coronária no manejo personalizado de pacientes com doença arterial coronariana; o Dr. Otávio Berwanger da Silva (Reino Unido), referência mundial em pesquisa clínica colaborativa; e a Dra. Francine Marques (Austrália), que apresentará estudos sobre o papel do microbioma intestinal na prevenção de doenças cardiovasculares.
A programação científica também contempla temas que refletem a evolução da prática médica nos últimos anos, como insuficiência cardíaca, hipertensão, cardiopatias isquêmicas, arritmias, cardiogenética, reabilitação cardiovascular, obesidade e saúde mental. Sessões especiais trarão debates sobre o uso de inteligência artificial e big data na cardiologia, o avanço das tecnologias digitais, o papel dos wearables na prevenção, e a integração com outras áreas, como pneumologia, reumatologia e oncologia. Iniciativas como o simpósio “Médico também é gente”, os encontros das ligas acadêmicas e as mesas multidisciplinares sobre obesidade e mulheres na ciência reforçam o caráter humanizado e interdisciplinar do evento.
Para o presidente da SOCERGS, Dr. Luis Beck da Silva, o congresso é uma síntese do que há de mais atual na cardiologia e um reencontro da comunidade médica gaúcha com o conhecimento.
“O Congresso é uma grande oportunidade de reencontrar colegas, fortalecer conexões e atualizar-se sobre os mais recentes avanços da cardiologia — que não são poucos. Teremos conteúdos abrangendo insuficiência cardíaca, hipertensão, cardiopatias isquêmicas, arritmias, genética, além das interfaces da cardiologia com outras especialidades, como a pneumologia e a reumatologia. São temas que refletem a evolução da prática clínica nos últimos anos. Será um momento de intensa troca científica e integração profissional”, afirmou.
O presidente do Congresso SOCERGS 2025, Dr. Leandro Ioschpe Zimerman, destaca que o propósito desta edição é unir conhecimento, acolhimento e inspiração.
“Encantamento: este é o objetivo. Juntar trocas de informações e experiências, atualização e networking, tudo em um ambiente acolhedor, com ciência e conhecimento de alto nível. Queremos gerar a sensação de que valeu a pena — a sensação de pertencimento”, afirma.
O evento também contará com cursos práticos, como ECG, POCUS, ACLS e monitorização invasiva, além dos tradicionais Highlights SOCERGS 2025, que trarão um panorama das mais recentes diretrizes internacionais.
Para mais informações, é possível acessar o site oficial do evento https://www.socergs.org.br/congresso2025/
Redação: Marcelo Matusiak
 
								 
								 
								 
								