07/05/2024
Asilo Padre Cacique: morador é removido com apoio do exército em meio às cheias para atendimento médico
Instituição enfrenta desafios após falta de luz e apela por doações de gerador
Falta de energia elétrica, escassez de alimentos e dificuldade na operação logística são a dura realidade enfrentada no Asilo Padre Cacique. Na tarde desta terça-feira, a remoção de um morador deixa evidente as dificuldades vividas pela Instituição diante da cheia do Guaíba. O morador, Aparício Borges, de 83 anos, teve complicações de saúde e precisou de encaminhamento ao posto de saúde. Para o transporte foi usado o caminhão do exército que o conduziu até a Avenida Beira Rio para posterior transporte na van da Instituição.
Pedido urgente de doação de um gerador
Nesta terça-feira (07/05), a água invadiu a subestação localizada ao lado do prédio, provocando a interrupção do fornecimento de luz, afetando diretamente a rotina dos aproximadamente cem moradores, muitos dos quais internados na enfermaria, que dependem de equipamentos elétricos para sua saúde. Prontamente foram feitos empréstimos de dois geradores de baixa capacidade, e um deles não funcionou. Por conta disso, o pedido urgente é de doação / empréstimo de um gerador com grande capacidade. A logística poderá ser feita com apoio do exército.
Operação com donativos
Desde a elevação das águas, uma equipe técnica permanece no asilo para garantir o cuidado necessário aos residentes, e um posto de recebimento de doações foi provisoriamente estabelecido na esquina da Avenida Beira Rio com a Rua Fernandão, para manter comunicação com o exército e outros órgãos públicos, como a Brigada Militar e a Polícia Federal. Também podem ser levados até este ponto donativos transportados pelo caminhão do exército ou por Jipeiros voluntários.
O Asilo Padre Cacique conta com o apoio de doadores para enfrentar essa situação. Depósitos financeiros podem ser realizados por meio do PIX, utilizando o CNPJ da instituição: CNPJ: 92.978.139/0001-22. Para mais informações sobre doações e outras formas de contribuir, visite o site www.asilopadrecacique.com.br/ajuda.
Redação: Marcelo Matusiak
Legenda: Resgate feito pelo Exército e Brigada Militar