02/01/2024
Asilo Padre Cacique acolhe família de venezuelanos em dificuldades
Suporte está sendo prestado de forma emergencial a integrantes de família que vivia na rua
O Asilo Padre Cacique abriu suas portas para acolher uma família vinda da Venezuela. Moisés Augusto Pasero Narvaez, sua esposa grávida e um filho pequeno de pouco mais de um ano estão recebendo todos cuidados na Instituição, referência em cuidado aos idosos. A atitude, segundo o presidente, Edson Brozoza, demonstra compromisso com a inclusão e respeito ao próximo, alinhados ao pensamento de que todos devem ser bem tratados no lema adotado pela direção da casa: "Criança é o futuro e o presente! Mas velho também é gente."
A família saiu da Venezuela há cerca de 90 dias e, inicialmente, tentou se estabelecer em Caxias do Sul, onde passou por dificuldades e preconceito pela sua origem. Após terem sido transferidos para Porto Alegre, passaram a viver na rua, onde foram acolhidos pelo presidente do Asilo Padre Cacique, Edson Brozoza, que durante os dias iniciais concedeu comida e água. Percebendo o drama familiar, eles foram levados até o Asilo Padre Cacique, onde a mãe recebeu cuidados médicos e de Pré-Natal. Ela e a criança receberam vacinas e foram prontamente atendidos pela equipe, que teve participação do gerente geral, Carlos Gomes; da gerente Administrativa, Elisiane Albuquerque e do assistente da presidência do Asilo Padre Cacique, Maicon Fin.
De forma temporária, a família está permanecendo no Asilo Padre Cacique e por meio de esforços de conselheiros da Instituição, está sendo viabilizado o aluguel de uma moradia social, tudo de forma privada, sem auxílio do governo, até que a condição financeira se estabilize. Também está sendo verificado trabalho de pedreiro para o pai e a equipe do Asilo Padre Cacique está em tratativas para viabilizar uma creche para a criança.