16/05/2024

AMRIGS reforça alerta das entidades médicas com recomendações de imunização para pessoas afetadas pelas enchentes no RS

Nota Técnica Conjunta da Sociedade Brasileira de Infectologia, Sociedade Gaúcha de Infectologia e Sociedade Brasileira de Imunizações destaca a importância da vacinação em meio às cheias

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) reforça o alerta emitido pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a Sociedade Gaúcha de Infectologia (SGI) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendando a imunização para pessoas expostas às enchentes e equipes de socorro e resgate.

Devido à exposição a água de enchentes, a população exposta e os socorristas estão em risco aumentado de doenças infecciosas de transmissão hídrica ou ambiental, além de mordedura de animais, traumatismos diversos, contaminação de feridas por lama ou água contaminada, e doenças de transmissão respiratória por aglomeração de pessoas. Várias dessas doenças podem ser evitadas ou prevenidas por meio da vacinação.

As recomendações visam garantir a proteção da população contra doenças evitáveis por vacinação, reduzir a probabilidade de surtos em grandes grupos lotados e orientar a imunização adequada para a prevenção de doenças. Além disso, as entidades médicas se comprometem em contribuir com os esforços das autoridades públicas na gestão e administração de imunizantes nas equipes atuando no campo, visando à segurança dos profissionais envolvidos na resposta às enchentes.

Conheça a recomendação completa da Nota Técnica Conjunta acessando: bit.ly/notaconjuntavacinacao 

Redação: Marcelo Matusiak

 


Legenda: Imunização
Créditos: Canva