21/02/2024
AMRIGS recebe Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde na próxima semana
Debate vai tratar de repasses do Programa Assistir RS e situação da saúde pública na Região Metropolitana
No próximo dia 27 de fevereiro, às 8h30min, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e a Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (Granpal) promovem o Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde, uma iniciativa criada com o propósito de debater temas atuais relacionados à saúde pública nos municípios e de discussão dos critérios e funcionamento do Programa Assistir RS.
O evento reunirá diversas lideranças, entre elas os deputados integrantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, vereadores da Comissão de Saúde da Câmara de Porto Alegre, além de representantes de entidades como Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS), Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) e Federação das Santas Casas. Estão previstas participações, ainda, de autoridades do Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral de Justiça e Defensoria Pública Estadual.
"O encontro é fundamental para discutir os repasses do programa Assistir RS, gerido pelo governo estadual, e seu impacto nos hospitais que atendem via Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, pretendemos traçar um panorama do cenário atual da saúde nos municípios, suas dificuldades e os desafios a serem enfrentados", destaca o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.
O programa Assistir RS é uma iniciativa do governo estadual do Rio Grande do Sul, que visa prover recursos para os hospitais gaúchos que atendem através do SUS. Esse programa procura fortalecer o sistema de saúde do estado, proporcionando suporte financeiro para as instituições da área que prestam serviços à população, especialmente nas regiões mais vulneráveis. Por meio do Assistir RS, são realizados repasses financeiros que contribuem para garantir o funcionamento adequado desses hospitais, permitindo o acesso da população a atendimentos médicos e hospitalares de qualidade.
A reunião é voltada para autoridades e convidados.