AMRIGS prestigia inauguração do espaço integrado Mãe 360º e do novo serviço de Traumatologia do Hospital Mãe de Deus
Evento simboliza superação das enchentes de 2024 e reforça compromisso da Medicina gaúcha com qualidade assistencial
A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) esteve presente na inauguração de ambientes do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, na noite desta segunda-feira, 22 de setembro. O ato marcou um momento de renovação para a saúde gaúcha após o hospital ter sido atingido pela enchente de maio de 2024. O presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr., destacou a relevância da retomada.
“O Hospital Mãe de Deus foi, ao lado de outras instituições, um dos que mais sofreu com as cheias, enfrentando enormes desafios para manter o cuidado com os pacientes e reorganizar os serviços. Então, hoje, a reabertura e a inovação desses espaços representam muito mais do que a entrega de estruturas físicas. Trata-se de devolver à população gaúcha recursos que atendem não apenas Porto Alegre, mas todo o Estado, consolidando-se como um player fundamental na saúde. A AMRIGS está aqui para prestigiar, apoiar e saudar essa iniciativa do Hospital Mãe de Deus e de toda a sua congregação”, afirmou.
O secretário municipal da Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, reforçou a importância do processo de reconstrução.
“A dor precisa se transformar em carinho, o caos em esperança, e é isso que representa o Mãe de Deus 360º, com este novo serviço. De uma tragédia, alguns sucumbem, mas outros se fortalecem”, declarou.
Já a presidente da Associação Educadora São Carlos (AESC), Marileda Baggio, ressaltou o sentimento coletivo que marca a entrega do novo ambiente ao público.
“É com o coração aberto e com toda a força da minha voz que expresso uma palavra: gratidão. Esta conquista é fruto do empenho de todos que se uniram para tornar este sonho possível”.
Durante a solenidade, autoridades manifestaram a satisfação em ver a conclusão da reforma e melhorias no ambiente. O chefe do serviço de Traumatologia e Ortopedia do Hospital Mãe de Deus, Dr. Marcos Paulo de Souza, destacou que mais de 40 mil pacientes são atendidos anualmente, com 6,6 mil cirurgias ortopédicas realizadas no local, sendo uma das mais respeitadas áreas do país e reconhecida internacionalmente. O coordenador de Serviços Ambulatoriais do Mãe, Dr. Cícero Baldin enfatizou que o verdadeiro êxito na saúde se mede pela união e colaboração, e não por feitos individuais. Já o diretor-geral, Sandro Junqueira, lembrou que a entrega representa um hospital fortalecido, moderno e tecnológico, enquanto o CEO da AESC, João Batista Feijó destacou a superação de grandes desafios, fruto de um processo de planejamento, escuta e trabalho coletivo.
Também prestigiaram o evento o diretor Científico e Cultural da AMRIGS, Dr. Guilherme Napp e o médico, ex-presidente da AMRIGS e atual presidente do Conselho de Administração do Instituto Vida Solidária (IVS), Dr. Newton Barros.
O Mãe 360º é um serviço inovador do Hospital Mãe de Deus que integra atendimento presencial e aplicativo digital, oferecendo uma visão ampla e multidisciplinar da saúde. O espaço reúne diversas especialidades e linhas de cuidado, com acompanhamento coordenado por um médico responsável por avaliar, encaminhar e monitorar o paciente. Além de consultas no subsolo do hospital, com acesso pela Avenida José de Alencar, 286, o modelo permite agendamentos online, acompanhamento de resultados e monitoramento da saúde pelo aplicativo.
Redação: Marcelo Matusiak