AMRIGS participa da abertura do 23º Congresso Gaúcho de Ginecologia e Obstetrícia
Diretor de Finanças da entidade destacou importância da integração entre tradição e tecnologia nas práticas obstétricas
A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) marcou presença na cerimônia de abertura do 23º Congresso Gaúcho de Ginecologia e Obstetrícia, realizada no final da tarde do dia 3 de outubro, no Centro de Eventos BarraShoppingSul. Organizado pela Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (SOGIRGS), o evento reúne especialistas para discutir os avanços e melhores práticas na área. O diretor de Finanças da AMRIGS e ginecologista Breno Acauan Filho, representou a entidade na solenidade.
“Este é um momento de grande relevância para a troca de conhecimentos e a valorização da Medicina em geral. A expectativa em encontros desse porte é proporcionar aos médicos a oportunidade de expandir seu conhecimento técnico e aprimorar suas habilidades práticas. Um exemplo é o curso sobre fórceps, que voltou a ser explorado na literatura e nas práticas obstétricas contemporâneas. Esse resgate de técnicas tradicionais, aliado às inovações, como a ultrassonografia em sala de parto, evidencia como a ginecologia e obstetrícia integram tradição e tecnologia para aprimorar os cuidados com as pacientes”, disse.
O presidente da SOGIRGS, Dr. Lucas Schreiner, destacou a satisfação em receber um número recorde de inscritos, totalizando 1.300 profissionais, além de mencionar a ampla programação que abrange diversas áreas da especialidade.
“É um evento que nos enche de orgulho. Estamos muito felizes em debater, com tantos especialistas, os benefícios de promover a saúde da mulher”, afirmou Dr. Schreiner.
O hino nacional brasileiro foi interpretado pela cantora Luiza Barbosa, que também encantou com músicas tradicionalistas para o público. Durante a cerimônia, foi entregue o Prêmio Áurea Beirão de Almeida, que reconheceu a médica Mirela Foreste Gimenez como destaque de 2024. Além disso, os residentes com melhor desempenho na XXII Prova de Avaliação dos Programas de Residência Médica da especialidade também foram premiados.
O congresso prestou uma homenagem “In Memoriam” ao ex-presidente da SOGIRGS, Professor Dr. César Pereira Lima, em reconhecimento ao seu legado.
Mais informações sobre a programação completa do 23º Congresso Gaúcho de Ginecologia e Obstetrícia podem ser encontradas no site https://sogirgs.org.br/gaucho2024.
Redação: Marcelo Matusiak