AMRIGS destaca a importância do preparo para emergências cardíacas em evento na capital gaúcha
Apresentação realizada no PrevenSul 2024 reforça a necessidade de capacitação para profissionais e leigos no primeiro atendimento ao paciente
Uma intervenção rápida e adequada pode ser crucial para salvar vidas em situações de emergência. Saber como lidar com crises até a chegada de atendimento médico especializado é vital para minimizar danos e aumentar as chances de sobrevivência. Consciente dessa realidade, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS) e com a SOGAMT - Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho participou da 20ª edição da PrevenSul, Feira e Seminário de Saúde, Segurança do Trabalho e Emergência, realizada entre 4 e 6 de setembro no Centro de Eventos da PUCRS.
O evento contou com uma apresentação que incluiu demonstrações práticas, destacando a importância do suporte básico de vida (BLS) e do uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA), evidenciando a necessidade de preparação para emergências cardíacas tanto entre profissionais quanto leigos. A palestra, conduzida pelo educador físico e instrutor da SOCERGS, Márcio Nóbrega, enfatizou a urgência de capacitar o público para agir prontamente em situações críticas.
“Cerca de 70% das paradas cardíacas ocorrem fora do ambiente hospitalar. É crucial que a comunidade saiba como iniciar o atendimento imediato, especialmente com compressões torácicas e o uso do desfibrilador, para melhorar as chances de sobrevivência”, destacou Nóbrega.
A apresentação visou conscientizar profissionais da saúde e segurança do trabalho, assim como o público em geral, sobre a importância de estar preparado para emergências que podem ocorrer em qualquer lugar. A demonstração prática do DEA atraiu a atenção de médicos, enfermeiros, ergonomistas, bombeiros e diversos outros profissionais presentes na feira, sublinhando a necessidade de integrar esse tipo de treinamento em empresas e instituições.
A AMRIGS esteve presente na feira com um espaço em parceria com a SOGAMT - Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho, no qual os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre o Centro de Simulação e Treinamento AMRIGS, considerado o maior e mais bem equipado do estado, proporcionando um completo local de aprendizado com inovação, tecnologia e ciência. Com o propósito de qualificar profissionais da Medicina, o espaço recebe diversos cursos que envolvem simulações de procedimentos médicos, clínicos e ambulatoriais.
Redação: Marcelo Matusiak