25/10/2024

AMRIGS celebra 73 anos promovendo a ciência e a saúde no Rio Grande do Sul

Com uma trajetória marcada pela inovação e pelo compromisso com a Medicina, a Associação Médica do Rio Grande do Sul destaca suas principais ações

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) comemora, no dia 27 de outubro, seu 73º aniversário, com um sólido histórico de contribuição à saúde, à educação profissional e à ciência no estado. Desde sua fundação, a AMRIGS tem sido fundamental na capacitação e no aprimoramento dos médicos, também implementando iniciativas que beneficiam diretamente a população gaúcha.
 
Um dos avanços mais expressivos dos últimos anos foi a criação do Centro de Simulação e Treinamento da Associação Médica, um dos maiores e mais bem equipado do RS, oferecendo cursos que reproduzem procedimentos médicos e clínicos, além de um amplo espaço para estudo e práticas.
 
“Nossos esforços estão concentrados em proporcionar o melhor aprendizado possível, integrando tecnologia, inovação e ciência, com o objetivo de qualificar nossos profissionais de Medicina e, assim, beneficiar toda a comunidade”, afirma o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.
 
Outro marco relevante na história da entidade é a Prova AMB/AMRIGS, que, com mais de 50 anos de tradição, continua sendo uma das avaliações mais respeitadas no Brasil, desempenhando papel essencial na seleção para Programas de Residência Médica (PRMs) em mais de 100 hospitais brasileiros.
 
No campo da responsabilidade social, destaca-se o trabalho do Instituto Vida Solidária (IVS), fundado em 2005, que desenvolve projetos voltados à saúde, educação e cultura para as crianças da Comunidade São Pedro, em Porto Alegre.
 
A entidade também promove, anualmente, duas iniciativas proeminentes: o Prêmio AMRIGS de Melhores Práticas na Medicina, que reconhece os profissionais que se sobressaem no aprimoramento das práticas médicas, e o Prêmio AMRIGS de Jornalismo, voltado à atuação da imprensa na área da saúde.
 
No âmbito técnico-científico, a Revista Científica AMRIGS, com cinco décadas de existência, passa, agora, por um grande processo de modernização e internacionalização.  
 
Este ano, a AMRIGS se aproximou ainda mais da população, por sua atuação durante as enchentes que atingiram o estado no mês de maio. Foram mais de 50 dias de intenso trabalho, recebendo, organizando, triando e distribuindo doações para toda a população gaúcha em situação de urgência. Mais de 150 toneladas de donativos, vindos e todo o Brasil, passaram pela sede da entidade médica em Porto Alegre.
 
Ao completar 73 anos, a Associação Médica do Rio Grande do Sul reafirma seu compromisso em promover a saúde e o desenvolvimento da Medicina no Rio Grande do Sul. Seu legado segue inspirando novas gerações de médicos e beneficiando diretamente os gaúchos. Ao olhar para o futuro, a AMRIGS mantém-se firme em sua missão de continuar aprimorando a Medicina e promovendo o bem-estar da comunidade.
 
Redação e coordenação: Marcelo Matusiak
 

Legenda: AMRIGS completa 73 anos
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: AMRIGS completa 73 anos
Créditos: Marcelo Matusiak