No dia 16 de agosto, alunos do Instituto Vida Solidária (IVS) terão a oportunidade de visitar o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Com exposições elaboradas para despertar a curiosidade e o gosto pelas ciências, o espaço oferece uma experiência lúdica e interativa que transforma os visitantes em protagonistas de seu próprio aprendizado.
“A visita ao Museu de Ciências e Tecnologia é uma oportunidade única para esses alunos se envolverem em experiências educativas que valorizam a participação ativa e estimulam o interesse pela ciência. Acreditamos que essa iniciativa contribui para o desenvolvimento pessoal e científico das crianças e adolescentes atendidos pelo IVS”, destaca a presidente do IVS, Dra. Dilma Maria Tonoli Tessari.
Além de fomentar o aprendizado, o museu abriga coleções científicas, incluindo fósseis, espécimes de biodiversidade e peças arqueológicas, que são objeto de pesquisa para acadêmicos de todo o mundo. Os participantes aprendem sobre física, ciência, história e astrologia, na prática, testando equipamentos reais que geram consequências únicas e divertidas, como um parque de diversões educativo.
Sobre o Instituto Vida Solidária
Localizado ao lado da Vila São Pedro, em Porto Alegre, o Instituto Vida Solidária é uma organização privada sem fins lucrativos que promove projetos sociais para crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social. A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), no exercício de sua responsabilidade social, atua como parceira e impulsionadora de projetos e ações. Com mais de 15 anos de atuação, o IVS realiza atividades de assistência social e saúde, atendendo aproximadamente 400 famílias da comunidade.
Redação e coordenação: Marcelo Matusiak