08/04/2025

Ação especial no Asilo Padre Cacique marca início da vacinação contra gripe em Porto Alegre

Imunização visa proteger os idosos em Instituições de Longa Permanência, com foco na prevenção de doenças respiratórias

O testemunho de Ordelina Dorneles Gama, de 67 anos, ilustra a importância da imunização contra a gripe, que começou nesta semana na capital gaúcha. Moradora do Asilo Padre Cacique, ela sente-se bem na instituição, acolhida pelos colaboradores e, acima de tudo, com a saúde protegida.

“Esse tipo de cuidado é muito importante para a gente não pegar gripe, tosse ou problemas no pulmão. A equipe está sempre atenta e cuida direitinho da nossa saúde. Me sinto protegida e feliz”, afirma ela.

O Asilo Padre Cacique foi palco de uma ação especial na tarde desta segunda-feira (07/04) para marcar o início da campanha em Porto Alegre, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. O presidente do Asilo Padre Cacique, Felipe Herrmann, salienta a importância deste trabalho.

“É fundamental, tanto pela proteção individual quanto pela proteção coletiva que eles têm em seu convívio aqui. O histórico é muito positivo em relação à gripe. É muito raro que apresentem complicações. Os idosos aqui são bem protegidos, e quando algo ocorre, a situação é identificada rapidamente e tratada de forma eficaz. O importante é que eles estão bem cuidados e protegidos. Quando algum caso aparece, é sempre de forma leve e controlada”, relata.

Jane Beatriz Barros, de 76 anos, residente do Asilo, conta que, desde que se mudou para a instituição, toma a vacina todos os anos e nunca mais teve gripes fortes, febres ou falta de apetite.

“A vacina faz toda a diferença. Quando tive COVID, fui assintomática e bem assistida. Hoje faço fisioterapia, me exercito e me sinto muito melhor. A saúde depende de muitos fatores, e a prevenção é um deles”, conta.

A médica da Instituição, Dra. Júlia Santana Trombetta, reforça a importância de manter o calendário vacinal atualizado.

“Com o passar dos anos, o sistema imunológico se torna mais vulnerável, dificultando o combate a doenças. Por isso, atuar antecipadamente é um dos pilares do nosso trabalho com os residentes. Manter as vacinas atualizadas é parte essencial dessa assistência contínua”, destacou.

A vacina trivalente, aplicada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), protege contra três tipos de Influenza: A H1N1, A H3N2 e B. A ação integra a primeira etapa da vacinação, que inclui pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, indígenas e quilombolas. A meta é vacinar pelo menos 90% dos integrantes desses grupos prioritários, representando cerca de 736.942 pessoas, com destaque para os 308.381 idosos.

“A aplicação da vacina é essencial para evitar a superlotação das emergências, especialmente neste período de variação climática", afirmou Fernando Ritter, secretário municipal da Saúde.

A vacinação contra a gripe em Porto Alegre foi dividida em três etapas para garantir a imunização dos grupos prioritários. A primeira etapa, que ocorre de 7 a 11 de abril, foca em pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e povos indígenas e quilombolas. Na segunda semana, de 14 a 17 de abril, será a vez dos trabalhadores da saúde, educação, pessoas com comorbidades, com deficiência e em situação de rua, entre outros. Por fim, a terceira etapa, de 22 a 25 de abril, contempla as forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários e funcionários dos Correios.

Redação: Rafael Sodré e Marcelo Matusiak

 


Legenda: Vacinação no Asilo Padre Cacique
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Vacinação no Asilo Padre Cacique
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Vacinação no Asilo Padre Cacique
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Vacinação no Asilo Padre Cacique
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Vacinação no Asilo Padre Cacique
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Vacinação no Asilo Padre Cacique
Créditos: Marcelo Matusiak