03/03/2024

13º Rodeio de Caminhões: evento destaca segurança viária e valoriza profissionais do transporte de cargas

Competição regional que contou com apoio do SETCERGS reuniu condutores de caminhão para incentivar práticas seguras e reconhecer desempenho dos profissionais

 
Conduzir um caminhão é uma tarefa que exige perícia, responsabilidade e frieza. Para testar as habilidades em um ambiente seguro e em clima festivo, a Raízen promoveu a Etapa Regional Sul do 13⁰ Rodeio de Caminhões, com apoio da Stefani, transportadora parceira da companhia, que sediou a etapa. A iniciativa contou com o apoio institucional do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) que esteve no ambiente com um espaço receptivo interagindo com o público. A programação iniciou na sexta-feira (1⁠º/03) e prosseguiu no sábado (02/03) na matriz da Stefani Transporte e Logística, em Canoas (RS).
 
O Rodeio
 
A classificação dos motoristas para participar do campeonato tem como base a sua performance em Segurança, e o requisito de Zero Violação e Zero Acidente no último ano de direção. A etapa regional classifica os melhores Motoristas para a grande final, que acontecerá ainda em 2024. São 200 motoristas que se qualificam em 4 eliminatórias. O objetivo é incentivar e promover as melhores práticas de segurança viária entre os condutores de caminhão que transportam para a empresa em todo o país. 
 
“A natureza do transporte de combustíveis, de inflamáveis, por si só, já traz um componente de pressão, cuidado e exigência. Apenas exigir cuidado do motorista seria um caminho muito curto para empresa e tenderia a não dar certo. Então, é importante ele viver esse nível de exigência de padrão, de procedimento, de equipamento e de regras de uma forma positiva. Por isso o ambiente de confraternização, o que é bom para ele e para a companhia”, explica Moacir Marchi, gerente de Operações de Transporte da Raízen.
 
A Stefani celebra 70 anos, tendo ao longo de toda a sua história, trabalhado em parceria com a Shell, que mais recentemente em sua formatação de negócio passou a operar como Raízen. 
 
“Essas sete décadas de relacionamento não ocorreriam se a gente não compartilhasse dos mesmos valores e princípios. Então um deles é o tratamento do motorista. Hoje no Brasil, a profissão é muito importante, mas, ao mesmo tempo, é negligenciada. Então, nós criamos uma cultura muito diferente de valorização do motorista”, comentou Diogo Stefani, diretor da Stefani.
 
Homenagem
 
O diretor efetivo, Marcelo Garcez e a coordenadora de Gestão do SETCERGS, Michele Souza, efetuaram a entrega de uma placa homenageando os 70 anos da Stefani e prestaram um reconhecimento ao fundador da empresa, Henrique Stefani que foi um dos precursores na história atuando na fundação do Sindicato. 
 
“Foi algo que muito nos emocionou. Estamos juntos desde a fundação e sempre tivemos passagens muito marcantes e lembranças que ficam. Hoje estamos na terceira geração da empresa e animado para muitos outros momentos bons”, agradeceu o presidente do Conselho da Stefani, Luis Carlos Stefani. 
 
A programação trouxe provas teóricas, ambientação e prova prática. No sábado, foi disponibilizado espaço kids e atrações para as famílias. Ao final houve uma demonstração na pista da Cia do Caco, que com motorista profissional e em um ambiente seguro fez manobras na pista para alegria do público que assistiu em uma arquibancada montada no evento. 

Legenda: Rodeio de Caminhões
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Rodeio de Caminhões
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Ação do SETCERGS
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Rodeio de Caminhões
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Rodeio de Caminhões
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Rodeio de Caminhões
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Homenagem do SETCERGS
Créditos: Douglas Jardim
Legenda: Rodeio de Caminhões
Créditos: Marcelo Matusiak